O tempo está acabando: sinal analógico da TV será desligado

Gustavo Santiago dos Reis

A televisão está mais uma vez passando por uma transição que vai mudar o jeito das pessoas assistirem. Até dezembro de 2018 as televisões analógicas de todo o país, que são aquelas que usam antenas externas – que normalmente ficam nos telhados das casas – vão ter o sinal trocado pelo digital.

O sinal digital melhora a imagem e o som dos canais da TV aberta – aquela que não é paga – e, ainda, tem chances menores de mudanças na imagem e ruídos no som.

Quando o sinal analógico for desligado a faixa de sinal dele vai ser usada pelas operadoras de telefonia móvel para a internet 4G, que é uma das tecnologias mais avançadas, com uma das velocidades mais rápidas de internet para telefones celulares, smartphones, laptops e tablets. Além disso, o sinal 4G vai ser muito melhor dentro de ambientes fechados do que o sinal usado hoje em dia pelas operadoras.

Por isso, quando o sinal analógico das televisões for desligado, as programações dos canais abertos, não vão mais funcionar. Para que as pessoas continuem assistindo os canais normalmente, é preciso fazer a mudança para o sinal digital. Mas como fazer essa mudança?

A transição do sinal analógico para o sinal digital exige que a televisão tenha um conversor. Se a televisão foi fabricada recentemente, provavelmente vai ter um conversor embutido. É preciso olhar no manual de instruções ou conferir com o fabricante para que a troca dos sinais seja feita do jeito certo. Caso a TV seja de tubo – aquelas mais antigas, que não são finas – é preciso ter um conversor externo. Mas antes de ter o aparelho é preciso ter certeza que a televisão tem a entrada para o cabo do conversor. É sempre bom lembrar que se uma casa tem mais de uma televisão, ela também vai precisar ter mais de um conversor, já que cada aparelho é individual.

Além de tudo isso, é preciso prestar bastante atenção no conversor para que ele seja o correto, já que existem dois tipos e cada tipo tem uma entrada de cabo diferente.

A TV digital não é uma TV por assinatura. Os canais da TV digital são os das emissoras de canal aberto. Por isso, a TV digital é de graça!

O sinal digital já está disponível para toda a população do Brasil, por esse motivo, já é possível fazer a troca de sinais com os conversores. Para aquelas pessoas que já têm o sinal digital, fazer a busca pelos canais que deseja assistir é fácil: o controle remoto do conversor é quem vai fazer o trabalho. Depois que o botão ‘‘Menu’’ é pressionado, o item ‘‘Busca de canais’’ ou o ‘‘Sintonizar canais’’ vai aparecer. É só esperar a busca ser finalizada e os canais abertos vão aparecer lá!

Caso algum telespectador tenha alguma dúvida sobre o sinal digital ou a instalação do conversor é só ligar para o telefone 147. A ligação é gratuita! Telespectador, o quê está esperando? Seja digital!